Dubai Ports World ganha concessão do Terminal Multiusos do Porto de Luanda
A empresa Dubai Ports World (DP World) ganhou a concessão do Terminal Multiusos de Luanda por um período de 20 anos, até 2040, com um plano de investimentos na ordem dos 190 milhões de dólares norte-americanos.
A multinacional de logística dos Emirados Árabes Unidos, - com sede no Dubai, com um currículo de gestão de mais de 80 terminais marítimos e terrestres, em mais de 40 países - venceu o concurso público, lançado em 16 de Dezembro de 2019. Apresentaram-se cinco proponentes: a angolana Multiparque Terminal Link e as estrangeiras Sifax Group (Nigéria), DP World (Dubai), ICTS International Container Terminal Services (Filipinas) e o consórcio SAS/MPLFI MSC.
Os resultados foram apresentados esta terça-feira, pela Comissão de Avaliação criada pelo Ministério dos Transportes, sob orientação de João Fernandes, que propôs ao ministro da tutela, Ricardo Viegas D"Abreu, a concessão do Terminal Multiusos do Porto de Luanda à DP World, por considerar ser a proposta que se revela mais satisfatória para o interesse público.
A Comissão de Avaliação refere que a Dubai Ports World tem como características um valor actual de pagamentos à concedente superior a 440 milhões de dólares, com referência ao ano de 2020 e que ao longo do prazo da concessão, estes pagamentos irão representar um valor à concedente superior a mil milhões USD, dos quais 150 milhões na data de assinatura do contrato de concessão, de acordo com o regulamento.
Como refere a Angop, o plano de investimentos implica a reabilitação da infra-estrutura física do cais do Terminal Multiusos de Luanda (TML), de forma a alterar a planta do terminal. Os investimentos vão alargar-se à reabilitação e aquisição de equipamentos, de forma a permitir a "transição da operação do TML para uma operação alicerçada em gruas RTG em linha com as melhores práticas internacionais, bem como a criação de uma plataforma logística externa que permitirá atingir um volume de tráfego objectivo de 700.000 TEUS (movimento de contentores)/ano suportado por um moderno sistema de gestão portuário".
O concurso visa dar seguimento à política de abertura defendida pelo Presidente, João Lourenço, de atracção para o País, de algumas das maiores multinacionais no domínio do transporte marítimo, operadores de dimensão mundial para apostar no mercado local.
O Terminal Multiusos do Porto de Luanda, a maior infraestrutura portuária nacional, dedica-se à operação simultânea de carga geral e contentores, com um cais de 610 metros, uma profundidade de 12,5 metros e com uma área de 181.070 metros quadrados com capacidade para movimentar 2,6 milhões de toneladas por ano, sendo responsável por 70% das movimentações de carga transportada por via marítima para Angola.
O porto, localizado na baía natural de Luanda, - administrado pela Empresa Portuária de Luanda, E.P, empresa pública responsável pela gestão e exploração dos diversos terminais existentes, quer de carga quer de passageiros -, tem uma localização estratégica a nível regional, a meio da costa oeste do Continente Africano, o que o torna ponto de paragem obrigatória nas rotas de transporte marítimo.
A Dubai Ports World (DP World)
A multinacional de logística dos Emirados Árabes Unidos, com sede no Dubai, é especializada em logística de cargas, operações de terminais portuários, serviços marítimos e zonas francas. Formada em 2005 pela fusão da Dubai Ports Authority e Dubai Ports International, a DP World movimenta anualmente 70 milhões de contentores transportados por 70 mil navios.
Este movimento equivale a cerca de 10% do tráfego global de contentores, representado pelos seus 82 terminais marítimos e terrestres, presentes em mais de 40 países. Até 2016, a DP World era, principalmente, uma operadora portuária global e, desde então, adquiriu outras empresas na cadeia de valor.