Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Dubai Ports World ganha concessão do Terminal Multiusos do Porto de Luanda

Com um plano de investimentos de 190 milhões USD

A empresa Dubai Ports World (DP World) ganhou a concessão do Terminal Multiusos de Luanda por um período de 20 anos, até 2040, com um plano de investimentos na ordem dos 190 milhões de dólares norte-americanos.

A multinacional de logística dos Emirados Árabes Unidos, - com sede no Dubai, com um currículo de gestão de mais de 80 terminais marítimos e terrestres, em mais de 40 países - venceu o concurso público, lançado em 16 de Dezembro de 2019. Apresentaram-se cinco proponentes: a angolana Multiparque Terminal Link e as estrangeiras Sifax Group (Nigéria), DP World (Dubai), ICTS International Container Terminal Services (Filipinas) e o consórcio SAS/MPLFI MSC.

Os resultados foram apresentados esta terça-feira, pela Comissão de Avaliação criada pelo Ministério dos Transportes, sob orientação de João Fernandes, que propôs ao ministro da tutela, Ricardo Viegas D"Abreu, a concessão do Terminal Multiusos do Porto de Luanda à DP World, por considerar ser a proposta que se revela mais satisfatória para o interesse público.

A Comissão de Avaliação refere que a Dubai Ports World tem como características um valor actual de pagamentos à concedente superior a 440 milhões de dólares, com referência ao ano de 2020 e que ao longo do prazo da concessão, estes pagamentos irão representar um valor à concedente superior a mil milhões USD, dos quais 150 milhões na data de assinatura do contrato de concessão, de acordo com o regulamento.

Como refere a Angop, o plano de investimentos implica a reabilitação da infra-estrutura física do cais do Terminal Multiusos de Luanda (TML), de forma a alterar a planta do terminal. Os investimentos vão alargar-se à reabilitação e aquisição de equipamentos, de forma a permitir a "transição da operação do TML para uma operação alicerçada em gruas RTG em linha com as melhores práticas internacionais, bem como a criação de uma plataforma logística externa que permitirá atingir um volume de tráfego objectivo de 700.000 TEUS (movimento de contentores)/ano suportado por um moderno sistema de gestão portuário".

O concurso visa dar seguimento à política de abertura defendida pelo Presidente, João Lourenço, de atracção para o País, de algumas das maiores multinacionais no domínio do transporte marítimo, operadores de dimensão mundial para apostar no mercado local.

O Terminal Multiusos do Porto de Luanda, a maior infraestrutura portuária nacional, dedica-se à operação simultânea de carga geral e contentores, com um cais de 610 metros, uma profundidade de 12,5 metros e com uma área de 181.070 metros quadrados com capacidade para movimentar 2,6 milhões de toneladas por ano, sendo responsável por 70% das movimentações de carga transportada por via marítima para Angola.

O porto, localizado na baía natural de Luanda, - administrado pela Empresa Portuária de Luanda, E.P, empresa pública responsável pela gestão e exploração dos diversos terminais existentes, quer de carga quer de passageiros -, tem uma localização estratégica a nível regional, a meio da costa oeste do Continente Africano, o que o torna ponto de paragem obrigatória nas rotas de transporte marítimo.

A Dubai Ports World (DP World)

A multinacional de logística dos Emirados Árabes Unidos, com sede no Dubai, é especializada em logística de cargas, operações de terminais portuários, serviços marítimos e zonas francas. Formada em 2005 pela fusão da Dubai Ports Authority e Dubai Ports International, a DP World movimenta anualmente 70 milhões de contentores transportados por 70 mil navios.

Este movimento equivale a cerca de 10% do tráfego global de contentores, representado pelos seus 82 terminais marítimos e terrestres, presentes em mais de 40 países. Até 2016, a DP World era, principalmente, uma operadora portuária global e, desde então, adquiriu outras empresas na cadeia de valor.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo