Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

BAI vende participações na Griner e Novinvest

Banco vai dedicar-se ao seu "core"

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) vai sair do capital de duas empresas, para se centrar naquele que é o seu "core", tendo para tal posto à venda mais de 50% das suas participações sociais detidas directa e indirectamente nas empresas, Griner Engenharia S.A (72.6%) e a Novinvest S.A. (51%).

De acordo com um comunicado do banco, a que o Expansão teve acesso, as referidas alienações serão efectuadas através de management buyout (venda das acções aos quadros de gestão) da sociedade Griner Engenharia S.A., pelo montante global de 10 mil milhões Kz.

A Griner Engenharia S.A. é uma sociedade angolana de engenharia e construção de edifícios e infraestruturas, com actividade em quatro países africanos, onde o Grupo BAI detinha uma participação de 82,6%, ficando com uma posição de 10% na sociedade.

Por sua vez a Novinvest S.A. é uma sociedade participada em 49% pela Griner Engenharia S.A. e em 51% pelo Grupo BAI, para o desenvolvimento e gestão de participações, bem como actividades complementares da cadeia de valor da construção como a indústria de materiais de construção, concessões, serviços especializados e imobiliário.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo