Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

As redes sociais terão ainda salvação?

CAPITAL HUMANO

Obscuras, parciais, centradas no poder: As redes sociais como o Facebook e o Twitter causam muitos problemas. Será que ainda podemos ter esperança que melhorem? - Penso que SIM...

As redes sociais estão permanentemente no centro da crítica. Elas espalham o ressentimento e o ódio. Muito pouco continua a ser feito sobre as fake news sobre alterações climáticas ou Covid- -19 nestas plataformas. São dadas como potenciadoras da ansiedade e depressão. As plataformas são inevitavelmente preju[1]diciais para as pessoas e para a sociedade - ou podem ainda ser tornadas em algo melhor?

Antes de nos debruçarmos sobre as possíveis áreas de melhoria, convém, mesmo que o tema esteja debatido, detalhar as causas que nos levam até aqui. Existe hoje um consenso razoável entre os especialistas, de que conseguimos perceber que os conteúdos que promovem sentimentos negativos como a raiva ou o ódio, são especialmente aliciantes para provocarem reações/interações espontâneas entre as pessoas e logo reter a sua atenção e o seu tempo.

É exactamente este tempo e esta atenção que as redes sociais "vendem" aos seus anunciantes e, como sabemos, geram uma montanha apreciável de lucros. Este é o grande segredo descoberto e promovido à escala mundial inicialmente pelo Facebook e hoje por tantos outros. Os conteúdos utilizados provêm de uma gigantesca fonte que milhões de profissionais, semi-profissionais e amadores preenchem constantemente e para os quais praticamente não existe qualquer controlo. Embora isto inevitavelmente crie danos colaterais, é empurrado para cima pelos sistemas de otimização das redes sociais.

Acresce que a crescente hiperpolarização da nossa sociedade incita as pessoas umas contra as outras, mistura interações racionais e emocionais, e cria identidades de grupo perigosas e exclusivas. Dis[1]curso de ódio, radicalização e de[1]sinformação nas redes sociais são subprodutos desta dinâmica.

Infelizmente, este modelo de negócio das redes sociais não é compatível com a ideia básica de privacidade e recolha de dados económicos. Em vez disso, motiva os operadores da plataforma a desenvolverem ainda mais as redes sociais de forma que o nosso tempo online continue a estender-se e a nossa pegada digital aumente cada vez mais.

Mas o que deveríamos realmente mudar nas redes sociais? Alterando os objetivos actuais de otimização da rede - que é tudo menos uma tarefa trivial - poderia garantir que os sistemas de recomendação deixassem de ser "o lixo mais apelativo". Um exemplo de quão bem os algoritmos poderiam funcionar, se a fonte de conteúdos não consistir em todo o lixo alguma vez colocado na net, mas de conteúdo pré-classificado, pode ser já hoje visto, nos conteúdos de vídeo e em parte também em serviços de streaming de música.

Teria de haver novas formas de networking que juntassem utilizadores conservadores e progressistas, por exemplo, com base em passatempos ou interesses comuns. As pessoas de hoje estão cada vez mais reduzidas às suas opiniões políticas. Temos de encontrar formas de inverter esta tendência e de colocar a humanidade de volta ao centro. Os problemas das redes sociais, na minha opinião, decorrem do seu modelo de negócio de dados. Estou convencido de que o princípio dos dados em troca de direitos de utilização é finito e acabará por ser revisto.

Idealmente, no futuro próximo, teremos plataformas que nos explicam de forma transparente porque vejo certos conteúdos e são bloqueadas as mensagens falsas, odiosas e desagradáveis com o menor alcance possível. E que tenhamos uma audiência selecionada e consciente do facto de estar a trabalhar num espaço conjunto, o que traz consigo um certo sentido de responsabilidade.

As redes sociais deveriam fazer muito mais para que os utilizadores estejam cientes das reais consequências dos posts de ódio. Estes deveriam ser rapidamente identificados e punidos de acordo com regras simples e exequíveis. As discussões seriam muito mais civilizadas e respeitosas. No limite, espero que o futuro das redes sociais se destine, sobretudo, a satisfazer a necessidade humana básica de intercâmbio social. Em suma, que o "social" nas redes sociais está finalmente a ser sublinhado mais fortemente novamente. Respeitar a privacidade dos utilizadores e, claro, continuar a ser divertido (sem prolongar inutilmente os tempos online). E deve permitir que os cientistas verifiquem empiricamente o bem-estar dos utilizadores.

Finalmente, uma palavra para os nossos políticos que devem continuar a exercer pressão para garantir que os cientistas independentes tenham acesso às principais plataformas. Além disso, os organismos de supervisão, idealmente não dependentes do Estado, mas financiados publicamente, devem estar suficientemente equipados para identificar rapidamente os piores excessos e apontar isso aos operadores através de acesso privilegiado. E os políticos não devem deixar que modelos alternativos e não comerciais como a Mastodonte morram à fome. Um exemplo: as universidades foram as primeiras e durante muito tempo as únicas a operar servidores de e-mail, claro que sem um fundo comercial. Por que não fazer o mesmo com bons exemplos como a Mastodonte ou plataformas semelhantes?