Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Standard Bank é o maior financiador da indústria extractiva africana

África

Se olharmos para o financiamento a toda a indústria extractiva africana ao longo dos anos, o Standard Bank surge na liderança com um crédito concedido de 172,873 mil milhões de dólares, seguido do Banco Nacional do Egipto com USD 124,901 mil milhões.

Das mais de 60 instituições financeiras que apoiam o sector extractivo africano, estão no papel de liderança financeira do processo de financiamento de investimento do sector, o Standard Bank com 172 873 mil milhões de dólares, seguido do Banco Nacional do Egipto com USD 124,901 mil milhões. Na lista integram a ABSA Bank, com USD 87,788 mil milhões, a First Rand, com USD 81,869 mil milhões e a Ned Bank, com USD 78, 648 mil milhões. Outros bancos que fazem parte da lista, mas fora do "Big fives" são o Banco de Desenvolvimento Africano, o Afreximbank, o Banco de Desenvolvimento Sul Africano , a African Finance Corporation (AFC), East African Development Bank, Eastern and South em African Trade and Development Bank, entre outros.

O peso da indústria extractiva no crédito global concebido pelos bancos comerciais em África, nos últimos três anos, foi estimado em 4,0%, em média anual, com uma tendência de crescimento face às estratégias e políticas traçadas do Conteúdo Local. Em 2019, por exemplo, do crédito global concebido de 12,024 mil milhões de dólares norte-americanos, com 3,1%foi para a indústria extractiva. No ano seguir, em 2020, a indústria extractiva recebeu da banca crédito na ordem dos 5,0% dos 11,250 mil milhões do crédito global concebido. Já em 2021, a percentagem foi um pouco mais reduzido face aos anos anteriores, tendo se fixado em de 3,2%, do total de 15,535 mil milhões de dólares norte-americanos.

Os números foram apresentados no painel sobre do Investimento e Finanças: Facilitando o investimento na indústria de petróleo e gás de África, pelo técnico sénior da direcção de Banca de Investimento do BFA, Paulo Graça Silva. Segundo Paulo Silva, o crescimento do financiamento do sector de petróleo e gás deverá ser suportado pela estratégia de aprendizagem gradual e com a participação dos bancos comerciais locais, de desenvolvimento africanos e pelos maiores bancos comerciais africanos.