Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Estudantes contestam aumentos nas universidades privadas

Ano lectivo 2021/22 marcado por reajustes nas taxas e emolumentos

Vários estudantes da Universidade Óscar Ribas (UOR) e Católica de Angola (UCAN) estão a contestar, através das suas associações, os "reajustes" nas taxas de serviços, como recursos, cadeiras em atraso, taxa de matrícula e no valor para o trabalho de fim de curso.

Na Universidade Católica de Angola, por exemplo, o valor da confirmação da matrícula subiu de 33 mil Kz para 38 mil Kz, acrescido à taxa de associação, que soma um valor a pagar de 40 mil Kz.

Já na Universidade Óscar Ribas, a taxa do recurso passou de 4 mil Kz para 9 mil Kz, a cadeira em atraso subiu de 14 mil Kz para 18 mil Kz e o pagamento do trabalho de fim de curso com a realização da cerimónia e o certificado, que custava 160 mil Kz, passou a custar 193 mil Kz. Os aumentos vão de 15% a 125%.

A presidente da Associação dos Estudantes da UCAN, Estefânia Loureiro, disse que o comunicado da instituição surpreendeu a comunidade académica apesar de a direcção da Católica ter enviado uma proposta de subida de 25% nas taxas e emolumentos, para ser analisada. "No dia 1 de Setembro, os representantes da associação reuniram e foi unânime o descontentamento pelo modo como a universidade procedeu, tendo subido os emolumentos sem nenhuma antecipação na divulgação da informação".

A representante dos estudantes avança que a associação solicitou à direcção financeira os relatórios financeiros, para se avaliar a necessidade do reajuste.

(Leia o artigo integral na edição 641 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Setembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)