BNA corta 0,5 pontos percentuais na taxa de juro directora para 19%
A decisão do banco central é justificada pela trajectória de redução da inflação que tem se verificado no País, que segundo Tiago Dias, está em linha com o objectivo de inflação do BNA de 17,5% para o final do ano.
O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM), decidiu cortar a taxa de juros directora (taxa BNA) em 0,5 pontos percentuais para 19,0% face aos 19,5% anteriormente definidos, avançou hoje o Governador do banco central, Manuel Tiago Dias, em conferência de imprensa.
O BNA decidiu, igualmente, reduzir em 0,5 p.p a taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez de 20,5% para 20%, bem como a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez de 17,5% para 17%.
A decisão é justificada pela trajectória de redução da inflação em Angola, em linha com o objectivo de inflação para o ano em curso, não obstante o cenário de incertezas que ainda se observa no plano internacional e as suas implicações nas contas externas do País.
Já era esperado um desaperto da política monetária, já que nos últimos encontros tem optado pela manutenção das taxas de política monetária, justificado pela trajectória decrescente da taxa de inflação. Aliás, os dados mais recentes do INE, apontam que a inflação homóloga de Agosto desacelerou 0,67 pontos percentuais para 18,9% face aos 19,5% registados em Julho, mesmo com a subida do gasóleo que se verificou nos mês de Julho. Mas o facto é que a taxa de inflação já está abaixo da taxa de juros directora.