Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Singles' Day na China rendeu à Alibaba 84,5 mil milhões de dólares, bem menos do que o costume

Os consumidores chineses gastaram 139, 1 mil milhões de dólares nos 11 dias do evento

O frenesim de compras prolonga-se por vários dias, é o chamado Singles' Day (Dia dos Solteiros), e aí com o gigante Alibaba Group Holding, fundado por Jack Ma, lidera o volume de negócios. Este ano cresceu 8,5%, pouco, quando comparado com os 26% do ano passado

O Alibaba Group Holding deu conta dos resultados das vendas do Singles' Day - que decorre entre 1 e 11 de Novembro - no que é considerado um dos piores resultados dos últimos anos, com um aumento de 8,5%, muito aquém do aumento dos 26% registados no ano passado.

Novas medidas regulatórias do sector e as falhas nas cadeias de abastecimento global, com particular incidência no e do comércio asiático, explicam, em parte, o fenómeno. A Alibaba comunicou o "valor bruta da mercadoria" como tendo subido 540,3 mil milhões de yuans (84,5 mil milhões de dólares), abaixo das vendas do ano anterior.

O evento criado pela Alibaba em 2009 transformou-se na maior venda online do mundo, de tal forma que passou de um só dia para vários dias. Mas ao contrário de outros anos, este ano, a Alibaba foi mais contida na promoção das vendas do Singles's Day, vendas com grandes descontos e mudou mesmo o tom das promoções. Este ano, numa transmissão "live" de três horas foi pedido para um "like" para a arrecadação de um milhão de yuans para uma reserva de elefantes no Sudoeste na China, numa zona rural.

Com um marketing menos incisivo e agressivo, a empresa optou por passar a mensagem de um crescimento sustentável, deixando máquinas de lavar, smartphones e maquilhagem, os pontos fortes das suas vendas, para uma divulgação em horários mais nocturnos, e usou os horários "nobres" dos eventos para destacar um programa de como ajudar pessoas com deficiências a comprar roupa ou como usar embalagens mais ecológicas.

Não é um evento qualquer e continua a movimentar milhões de comerciantes e outros tantos de compradores, através de feéricas transmissões ao vivo.

A Alibaba comercializa quase 400 marcas, incluindo Apple ou L"Oreal.

Esta prudência também se explica pelas pesadas multas que o gigante electrónico tem vindo a sofrer e com o aperto das regras regulatórias na China, no que foi tido como pressão do governo sobre o multimilionário, e justamente crítico do sistema regulatório chinês, Jack Ma.

A Alibaba foi multada em 2,8 mil milhões de dólares por comportamento monopolista em Abril deste ano, na mesma altura em que Jack Ma deixou de ser visto em público, o que só voltou a acontecer no mês passado, a bordo de um iate, a navegar no Mediterrâneo, ao lado da costa espanhola.

No total, os consumidores chineses gastaram 139,1 mil milhões de dólares durante o festival de compras do Singles' Day. A economia da China perdeu o impulso considerável o terceiro trimestre deste ano, crescendo 4,9% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo