Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

O investimento e indicadores financeiros

CONVIDADO

As avaliações das empresas e seus parceiros sociais são importantes para o sucesso e prevalência financeira a longo prazo, dedicando-se ao estudo e análise do ambiente económico, às oscilações positivas e negativas, bem como ao perfil específico, obtendo menos risco, escolhendo aquilo que cabe melhor na estratégia de investimento, tendo o foco do crescimento do dinheiro.

Para um investimento, devemos ter um indicador que nos leve a tomar decisões, se possível, as melhores, ele deve ser guiado e isto exige estudo. Sem estudo, estamos sujeitos ao insucesso, estes estudos dão-nos indicadores-chave para o investimento, tais como margem de lucro, pouca dívida e elevado retorno.

Bem, nos particulares, é possível detectar estes indicadores-chave com diálogo, investigação, capacidade financeira e estilo de vida. Nas empresas podemos encontrá-los nas demonstrações financeiras, disponíveis em vários quadrantes.

Investir pressupõe olhar a longo prazo, olhar para as perspectivas de crescimento das empresas, viabilidade positiva, pois existem grandes planos empresariais, cuja alavancagem é a médio e longo prazo, sem olvidar uma boa gestão, ou seja, quem está à frente de uma empresa constitui factor bastante para a possibilidade de um investimento.

A formação é importante, pois facilita saber fazer leitura das demonstrações financeiras, dos gráficos, é importante e fundamental entender o negócio e o sector onde se vai investir.

Outro é escolher empresas que garantem vantagens competitivas e duradoras, descontinuando aquelas que apresentam pouca durabilidade e procurar saber quem gere a empresa ou quem é o parceiro, deve ser integra e eficiente. Por último, a garantia e sustentabilidade jurídica é também importante.

As avaliações das empresas e seus parceiros sociais são importantes para o sucesso e prevalência financeira a longo prazo, dedicando-se ao estudo e análise do ambiente económico, às oscilações positivas e negativas, bem como ao perfil específico, obtendo menos risco, escolhendo aquilo que cabe melhor na estratégia de investimento, tendo o foco do crescimento do dinheiro.

O investimento é um jogo em que as melhores escolhas devem ser o foco. Errar menos pressupõe crescer e fazer crescer o dinheiro. Para errar menos tem de se estudar, ler, conversar e apreciar o meio envolvente.

Para se envolver numa empresa deve fazer uma análise acima da média, ter cuidado, seleccionar, fazer a melhor escolha, mais calma, rapidez, eficiência e eficácia na objectividade do investimento, tendo em conta os indicadores que o meio envolvente coloca à disposição do investidor. Devemos analisar e avaliar os riscos nela inerente, pegar nos pontos fracos e ter como vantagem para o devido investimento.

Um investidor deve aplicar todos os mecanismos de forma a ter o retorno desejado do investimento feito, sendo que, em determinados momentos, os investimentos tendem a ter uma direcção adversa do desejado. Sendo assim, nesta altura, o investidor deve adaptar todos os mecanismos necessários para mudar o paradigma.

Para evitar erros, é preciso evitar promessas de lucro rápido, é preciso ser flexível e não pensar em adoptar práticas decisivas inversas ao bom investimento.

Às vezes, o excesso de confiança leva-nos a cometer erros, então não devemos pensar que somos experts em determinado investimento, o conhecimento e a autoconfiança podem ser inimigos do investimento. Devemos analisar cada investimento e o seu contexto, não existem investimentos iguais, a história deve ser referência, mas é importante saber que não se vai repetir.

É importante investir num sector em que a possibilidade do risco é perder apenas o lucro, a margem ou retorno e não perder o valor investido. O capital inicial deve estar salvaguardado em qualquer investimento. Outra nota é um investidor com base em informação oficiosa, não oficial ou de alguém que teve lucro, mesmo não tendo literacia financeira, o investimento deve ser estudado, embora haja quem obtenha lucro neste sentido, entendemos, mas não é a forma mais viável.

Ter muita atenção aos conselheiros de investimento, à publicidade, aos lucros fáceis, às comissões, assinaturas, subscrições, rentabilidades aliciadoras, elas podem ser enganadoras, bem como não deixar que as emoções tomem conta do investimento.

Não devemos cometer erros graves nos investimentos. Como seres humanos, devemos analisar as falsas oportunidades como investimento, nunca devemos investir com perfil errado ou sem objectivo, devemos avaliar o perfil, ter objectivo e, caso concordarmos, investir. Um bom investidor deve estar atento às oportunidades, deve estar bem informado e evitar burlas e fraudes.

Qualquer investidor investe em função do contexto e das oportunidades que ele oferece. Assim sendo, não sabemos quando é que estas oportunidades vão surgir, portanto, é importante que, quando estas oportunidades surgem, estarmos munidos de uma ferramenta essencial que nos permita investir, o dinheiro.

Assim, é importante ter dentro dos recursos financeiros disponível parte de recursos para eventuais oportunidades que possam surgir.

(Leia o artigo integral na edição 717 do Expansão, desta sexta-feira, dia 24 de Março de 2023, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)