Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Edipescas com perdas na ordem dos 84% nas vendas em 2020

Trambolhão no sector das pescas

No exercício económico 2020, a Edipescas registou uma diminuição na ordem dos 84% em relação ao período homólogo, ou seja, as vendas de pescado diverso passaram de 2 mil milhões Kz para 37 milhões Kz, segundo o relatório e contas da empresa publicado no site do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE).

A empresa justifica esta queda abrupta com o facto de, no ano de 2020, ter havido cessação de mandato da anterior gestão, o que impossibilitou que a nova comissão de gestão pudesse movimentar as contas para a aquisição do pescado, até haver indicação do órgão de tutela para movimentar as contas.

Em entrevista ao Expansão, o director em exercício da Edipescas, Júlio Alberico, explicou que em Setembro de 2019 a direcção anterior cessou o mandato. Foi então nomeada uma comissão de gestão, que trabalhou durante 60 dias, mas que não tinha competências para gerir a empresa. Tinha apenas mandato para diagnosticá-la. Passados estes 60 dias, a empresa ficou com as contas congeladas sem poder nego
ciar, comprar, vender, pagar a fornecedores ou até mesmo os salários aos funcionários, que eram pagos pelo Fundo de Apoio de Desenvolvimento das Pescas. Praticamente sem ninguém para a empresa, só em Setembro de 2020 é que foram nomeados novos directores.

Por esta razão, diz o responsável, é que as vendas apresentam no ano de 2020 uma queda significativa, ou seja, menos 1.963 milhões Kz em relação ao ano de 2019.

(Leia o artigo integral na edição 636 do Expansão, de sexta-feira, dia 06 de Agosto de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo