Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Petróleo estabiliza com mercado atento à decisão da OPEP+ sobre aumento da produção

Produtores de petróleo reúnem a 6 de Julho

Os preços do petróleo mantêm-se estáveis esta terça-feira, após uma ligeira queda no início da sessão, com os investidores à espera da reunião da OPEP+, marcada para 6 de Julho, que poderá confirmar um novo aumento da produção em Agosto.

Perto das 09h00 de Luanda, o Brent, referência das exportações angolanas, crescia 0,13% para 66,83 USD por barril, enquanto o WTI dos EUA valorizava 0,06% para 65,15 USD.

De acordo com fontes citadas pela Reuters, a OPEP+ prepara-se para adicionar mais 411 mil barris por dia à oferta no próximo mês, replicando as subidas de Maio, Junho e Julho. A concretizar-se, este plano elevará o aumento total de produção este ano para 1,78 milhões de barris por dia, ou seja, mais de 1,5% da procura global.

"A preocupação do mercado agora é que a OPEP+ continue com o ritmo acelerado de aumento da produção", afirmou Daniel Hynes, estratega sénior de "commodities" do ANZ. Analistas do ING também antecipam que estes aumentos sucessivos devem manter o mercado petrolífero bem abastecido até ao final do ano, reduzindo riscos de escassez.

Ao mesmo tempo, as incertezas sobre o comércio global continuam a pressionar os preços. O prazo de 9 de Julho para a entrada em vigor de tarifas norte-americanas mais elevadas pode agravar o impacto sobre o crescimento económico global. Apesar de negociações em curso, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, alertou que alguns países poderão ser surpreendidos com aumentos tarifários substanciais.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo