Petróleo estabiliza com mercado atento à decisão da OPEP+ sobre aumento da produção
Os preços do petróleo mantêm-se estáveis esta terça-feira, após uma ligeira queda no início da sessão, com os investidores à espera da reunião da OPEP+, marcada para 6 de Julho, que poderá confirmar um novo aumento da produção em Agosto.
Perto das 09h00 de Luanda, o Brent, referência das exportações angolanas, crescia 0,13% para 66,83 USD por barril, enquanto o WTI dos EUA valorizava 0,06% para 65,15 USD.
De acordo com fontes citadas pela Reuters, a OPEP+ prepara-se para adicionar mais 411 mil barris por dia à oferta no próximo mês, replicando as subidas de Maio, Junho e Julho. A concretizar-se, este plano elevará o aumento total de produção este ano para 1,78 milhões de barris por dia, ou seja, mais de 1,5% da procura global.
"A preocupação do mercado agora é que a OPEP+ continue com o ritmo acelerado de aumento da produção", afirmou Daniel Hynes, estratega sénior de "commodities" do ANZ. Analistas do ING também antecipam que estes aumentos sucessivos devem manter o mercado petrolífero bem abastecido até ao final do ano, reduzindo riscos de escassez.
Ao mesmo tempo, as incertezas sobre o comércio global continuam a pressionar os preços. O prazo de 9 de Julho para a entrada em vigor de tarifas norte-americanas mais elevadas pode agravar o impacto sobre o crescimento económico global. Apesar de negociações em curso, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, alertou que alguns países poderão ser surpreendidos com aumentos tarifários substanciais.