Jaguar XE marca posição no mercado dos sedãs desportivos
A Jaguar Land Rover apresentou a nova gama do seu modelo XE, na Cidade do Cabo, na África do Sul. A marca britânica faz uma forte aposta neste segmento ao apresentar um automóvel de superior qualidade a todos os níveis.
A Jaguar Land Rover, por intermédio do seu representante em Angola, a União Comercial, mostrou aos jornalistas angolanos o novo modelo XE, numa apresentação que ocorreu no extremo sul do continente, a bela Cidade do Cabo, na África do Sul.
Um belo enquadramento para o bonito e possante XE da Jaguar. O primeiro impacto, visual, com os dois modelos que nos foram dados a conhecer, o XE de 2 litros com turbocompressor e o XE de 3 litros com 6 cilindros em V e compressor volumétrico, ambos a gasolina, deixa-nos com a impressão de estarmos em presença de dois desportivos.
E, de facto, quer o XE de 2 litros, com 200 cavalos de potência, quer o 3.0 V6, com 340 cavalos, não são mais do que isso. Naturalmente, o V6 ofusca o 2 litros, mas não o esconde.
Test-drive
O primeiro contacto com os novos Jaguar XE foi através do 2 litros com turbocompressor. Ainda que bem controlados pelos radares das estradas da Cidade do Cabo, sempre conseguimos senti-lo.
Bastante equilibrado, permitindo uma condução agradável e segura, pois, apesar dos seus 200 cavalos, não é brusco nem na aceleração, nem na travagem. Os equipamentos, muitos, electrónicos que possui não permitem 'escorregadelas' ao mais atrevido condutor. O controlo de travagem e de tracção de última geração é exemplo disso, mesmo nas curvas mais sinuosas. Tem outros atributos que 'relaxam' o condutor e seus passageiros.
Desde as muitas hipóteses de acerto, quer do seu banco e da posição do volante, até ao conforto dos bancos dos passageiros, envolventes e em couro natural. O equipamento de apoio à condução é, também, de última geração.
O comando da caixa de velocidades automática pode ser, igualmente, feito através de duas patilhas no volante. Através da consola central, concebida com um design e tactilidade perfeitos, como assinala o construtor, o InControl Touch, temos acesso ao ar condicionado, ao GPS, à conectividade com o smartphone, ao sistema de som Meridian de 380 watts de potência e 11 altifalantes (opcional), entre outras funcionalidades.
Tal como o apelidam no anúncio televisivo de lançamento, 'a besta' veio parar às nossas ansiosas mãos a seguir. Depois de alguns quilómetros em modo Drive, a opção Sport, e controlada pelas patilhas do volante, parece ter transformado a condução e foi nessa altura que percebemos, ainda que às escondidas dos radares, a razão do apelido. Não conseguimos 'utilizar' a totalidade dos seus 380 cavalos de potência, mas aqueles que 'montámos' não deixaram dúvidas quanto à sua raça.
Mais difíceis de controlar, mas sempre 'corrigidos' pela panóplia de 'jockeys' electrónicos. Mesmo nestas circunstâncias o equilíbrio do automóvel sobressaiu. Travagem eficaz e controlo de tracção, com eficácia mesmo em curva mais apertada que tiram algum prazer ao condutor mais desportista, mas dão uma tremenda ajuda ao 'driver' comum.
Em Angola no final do ano
Com uma carroçaria construída maioritariamente numa liga de alumínio leve, mas de elevada resistência, os novos XE conheceram uma grande redução do peso bruto que acaba por se revelar no consumo de combustível e nas emissões de CO2.
Os novos Jaguar XE devem chegar a Angola até ao final deste ano. Segundo a directora comercial e de marketing da União Comercial, Ana Rua, deverão estar disponíveis no último trimestre deste ano as versões 2.0 Prestige, 2.0 R-Sport, 2.0 Portfolio e 3.0 V6 Supercharged S. Os XE com motorização diesel só deverão chegar a Angola em 2016.
Relativamente a preços, aquela responsável indicou que são estimados valores a partir de 65 mil USD (cerca de 8,5 milhões Kz), do XE 2.0 Prestige, até aos 89.500 USD (cerca de 12 milhões de Kz), para a versão 3.0 V6 Supercharged. Qualquer uma das versões anunciadas pode sofrer alterações de preços em função da taxa de câmbio e dos próprios equipamentos opcionais disponíveis.
*Jornalista do Sol